terça-feira, 30 de junho de 2009

Quando nascem os dentes de leite?



A formação dos dentes se inicia no segundo mês de vida intra-uterina( de gestação).

Não são dentes ainda, são formações especiais, resultantes de uma proliferação de células epiteliais, na espessura das formações que darão origem aos ossos maxilares.

Essas formações equivalem a sementes, que darão origem aos futuros dentes-de- leite (dentição decídua).

Estas sementes se desenvolverão pouco a pouco, aumentado de volume e concentrando sais minerais e substancias que as tornarão duras. Antes dos primeiros dentes despontarem na gengiva do bebê, já se desenvolvem na base dos dentes de leite, as estruturas que darão origem à futura dentição permanente.
Os primeiros dentes devem nascer em torno do sexto mês de vida (atrasos até 3 meses são considerados normais) e são os 2 incisivos centrais inferiores (os dentes da frente, na parte inferior da boca do bebê), que surgem simultaneamente (ou quase). Depois nascerão os incisivos centrais superiores, seguidos pelo surgimento dos incisivos laterais, os pré-molares, os caninos, e os molares. Todos com intervalos de alguns meses, entre o surgimento do primeiro par, e do par seguinte.

Até os 30 meses a criança já deverá possuir os vinte dentes de leite que compõe a primeira dentição. (Após o primeiro anos de vida, se a dentição não tiver iniciado, deve-se procurar a ajuda de um especialista).
Para aflorar, o dente- de- leite deve abrir caminho através da delicada mucosa da gengiva, que recobre os ossos maxilares no interior da boca. Esse leve traumatismo, incomoda o bebê, sobretudo se o processo é demorado. Sinais como salivação abundante, mãos na boca, morder ou apertar as gengivas antecedem o nascimento dos dentinhos. Os sinais se acentuam no dia da erupção do dente e as vezes são acompanhados de distúrbios generalizados. As gengivas ficam avermelhadas e, no ponto em que o dente começa a nascer, aparece um pontinho branco, circundado por uma pequena inflamação. A criança pode se tornar inquieta, dormir com dificuldade, rejeitar alimentos, chorar com maior freqüência, e em alguns casos a temperatura pode subir entre 38c e 38,5c ( Mas a dentição não causa febre superior a de 38,5c. Se a criança apresentar febre acima desta temperatura, poderá estar desenvolvendo alguma doença). Distúrbios intestinais também podem ocorrer. Os sinais desaparecem completamente após o nascimento do dente.
Os dentes-de-leite são extremamente importantes. Desempenham as mesmas funções que os dentes de um adulto e proporcionam as arcadas dentárias a conformação quase definitiva, onde se apoiarão os dentes permanentes. A prevenção das cáries é fundamental, para não prejudicar à mastigação e conseqüentemente a digestão, dois processos importantíssimos no período de crescimento, além de influir na harmonia da face. A higiene dos dentes deve ser feita deste o nascimento do bebê.

Frases que nunca devem ser ditas para crianças

Atenção pais, cuidado com o que sai da sua boca!Muitas vezes, quando os pais vão dar uma bronca nos filhos, não prestam atenção nas palavras. Assim acabam usando expressões contundentes e como conseqüência criam traumas nas crianças.Baseado em entrevistas com pais e especialistas, o professor e psicólogo americano Charles Schaefer, da Dickinson University, elaborou uma lista de frases que não devem jamais ser ditas às crianças.

1. "Você é um mau menino".
2. "Sacrifico minha vida pessoal para cuidar do meu filho, espero que ele reconheça isto".
3. "Eu preferiria que você não tivesse nascido".
4. "Você nunca vai ser nada na vida".
5. "Seu pai(sua mãe) e eu estamos nos separando por sua causa".
6. "Quando eu era da sua idade, voltava da escola e pé e ainda ajudava minha mãe a cuidar da casa."
7. "Por quê você não é como seu irmão?".
8. "Você está agindo como um bebê. Devia sentir vergonha disso".
9. "Se fizer isso de novo, vou chamar a polícia e mandar lhe prender".
10. "Faço tudo por você e não recebo nada em troca".
11. "Eu não acredito que esteja com medo desse cachorrinho tão manso"

terça-feira, 23 de junho de 2009

Vacinação de adolescentes : Alerta


Todos nós nos preocupamos com a vacinação de crianças , semppre ocorrem campanhas e tem midia para esse evento . Mas e quando se tornam adolescentes , quais as vacinas necessarias para protege-los?
Eliane


Vacinação de adolescentes

No quadro abaixo estão relacionadas as vacinas indicadas aos adolescentes.


Hepatite B – são três doses ministradas entre 11 e 19 anos.Incorporada recentemente ao calendário oficial de vacinação de adolescentes, a vacina contra a Hepatite B oferece 95% de eficácia. Considerando-se que a doença pode ser sexualmente transmitida e que o adolescente brasileiro inicia a vida sexual, em média entre os 14 e 15 anos, é de suma importância a observação da idade inicial para imunização, já que a Hepatite B pode ocasionar distúrbios hepáticos graves como cirrose e carcinoma hepatocelular.Cerca de 40% dos jovens brasileiros de até 19 anos não foram vacinados contra a Hepatite B


Hepatite A – são indicadas duas doses a partir dos 11 anos.A doença, que é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados e de pessoa para pessoa, apesar de ser mais comum em crianças, torna-se mais grave em pacientes com mais idade. O vírus produz inflamação e necrose do fígado.


Meningocócica C Conjugada – dose única até 24 anosQuem não foi imunizado na infância deve receber a vacina, que previne contra a meningite bacteriana, doença que pode atingir o cérebro e causar infecção generalizada e que se desenvolve rapidamente, podendo ser fatal. Estima-se que entre 10 e 20% das pessoas atingidas pela bactéria vai à óbito.


Sarampo, caxumba e rubéola – apenas uma dose entre 11 e 19 anosApesar do inconveniente dos sintomas do sarampo, a caxumba e a rubéola são as doenças mais graves do grupo. A caxumba pode provocar danos ao sistema nervoso central e, em alguns casos raros, infecção dos testículos, podendo causar esterilidade em adolescentes do sexo masculino. A rubéola, se for contraída por mulheres grávidas, pode levar ao aborto ou colocar o bebê em risco de surdez, glaucoma/catarata, alterações cerebrais e retardo mental.


Tétano e Difteria – são três doses, sendo a primeira entre 11 e 19 anos no caso de não ter sido ministrada na infância. Se o calendário infantil estiver completo, o reforço é somente a cada dez anos a contar da última dose.A vacina contra o tétano e a difteria faz parte do grupo de vacinas que perdem a eficiência depois de alguns anos. Por isso o reforço é necessário.
Varicela(Catapora) – são duas doses a partir dos 13 anos.A varicela ou catapora é uma das doenças que pode ressurgir na adolescência com maior virulência, ou seja, quando se manifesta em jovens e adultos os sintomas como febre e lesões na pele são agravados. Além disso, complicações do tipo herpes-zoster e pneumonia podem ocorrer. Pelo menos 20% dos adolescente brasileiros estão suscetíveis à doença.


Febre amarela – a primeira dose é dada entre os 10 e os 20 anos.A vacina é indicada aos jovens que vivem em áreas de risco (zonas rurais, regiões de cerrado, florestas) e deve ser reforçada a cada dez anos.
As vacinas contra Hepatite A,Varicela e Meningocócica C Conjugada nem sempre são encontradas no Serviço Público de Saúde.


Uma outra vacina que deverá ser incluída no Quadro de Vacinação do Adolescente é a contra o HPV, ou vírus papiloma humano, um dos principais causadores de morte em mulheres no país. O HPV que é transmitido sexualmente, é o grande responsável pelo câncer de colo de útero e atinge principalmente mulheres no início da vida sexual .Estima-se que apenas três doses da vacina serão suficientes para controlar o vírus.
CONSELHOS AOS PAIS
1 - Não manifestar seus próprios temores diante dos filhos. O medo, que muitas crianças apresentam na primeira visita ao consultório dentário, é devido, quase sempre, a ter ouvido relatos tenebrosos de "experiências" paternas.
2 - Não utilizar o dentista como ameaça. As célebres frases como "não incomoda, senão faço o dentista te arrancar um dente", ou, "faço o doutor te dar uma injeção". Fazem crer que estas coisas são tremendamente ruins, pois são oferecidas como castigos.
3 - Fazer os filhos se familiarizarem com o consultório dentário. Para isso, eles podem ser levados algumas vezes, como acompanhantes de alguma pessoa da família, que esteja em tratamento dentário. Isto, no entanto, deve ser feito com muito cuidado. De uma maneira completamente natural, sem chamar a atenção da criança para os aspectos negativos. É necessário ter cuidado até com as frases: "Viu que não dói nada ". A palavra dor não deve ser mencionada. A criança deve ser levada ao consultório dentário, da mesma forma como é levada pela mãe quando vai ao cabeleireiro ou à manicure.
4 - Fazer com que seus filhos valorizem os bons dentes e que se sintam orgulhosos de tê-los bem limpos e tratados.
5 - Não levar a criança ao consultório, a primeira vez, quando ela está com dor. Esta é uma falta imperdoável dos pais. Uma criança que chega ao consultório com dor, obriga o profissional a nela intervir sob condições completamente adversas, em um tecido dolorido e sem a confiança do pequeno paciente. Isto pode causar um traumatismo psíquico, que será levado por toda vida. A criança deve iniciar os exames dentários aos 3 anos e depois, periodicamente, de 6 em 6 meses. Ainda que tudo pareça normal. Assim, ficará familiarizada com o odontólogo e, este, não terá necessidade de usar intervenções imediatas, dedicando algumas sessões, apenas, para conseguir a simpatia e confiança da criança, o que é fundamentam para o tratamento dentário.

Bem Vindos


Bem Vindos

Este blog nasceu do amor que eu tenho pela minha profissão de odontopediatra.

E também para que através dele possamos passar um pouco da nossa experiencia como profissonal e como mãe .

Nos que amamos crianças , queremos sempre aprender , e sempre estamos dispostos a ensinar.
Eliane