terça-feira, 9 de março de 2010

Ai que dor ! São Aftas




AFTAS RECORRENTES, ACABE COM ELAS!
Por Dra Margareth Pandolfi
A ulceraçäo aftosa recorrente, afta .As lesöes são mais freqüentes na mucosa labial, na língua e na mucosa da bochecha.

É caracterizada pelo desenvolvimento de ulcerações recidivantes, dolorosas, solitárias ou múltiplas da mucosa bucal. Embora a causa das ulcerações aftosas seja desconhecida, foram identificados vários fatores etiológicos. Ultimamente vêm existindo evidências de haver bases genéticas e imunopatogênicas. O stress pode colaborar pela instalação e agravação do quadro.

O diagnóstico das úlceras superficiais da mucosa bucal muitas vezes é difícil e a eficácia do tratamento depende de um diagnóstico correto. O diagnóstico de todas as variedades é usualmente feito após minuciosa anamnese e exame clínico.
A úlcera é inicialmente pouco profunda, pequena e dolorosa; contudo, pode aumentar de tamanho, no período de 4 a 6 dias, quando atinge seu maior diâmetro. Muitas úlceras podem formar uma lesão “gigante”, com 1 a 2 cm de diâmetro. Após 2 ou 3 dias, a dor cede, continuando a subsistir apenas como sensação de desconforto. Após um período variável de 4 a 35 dias, freqüentemente em menos de 21 dias, dá-se à reparação, sem deixar seqüelas cicatriciais.
O tratamento das UAR depende da forma de apresentaçäo clínica e sintomática, incluindo analgésicos, antimicrobianos e drogas imunomoduladoras.


Vários medicamentos homeopáticos estão sendo pesquisados entre eles a própolis. O tratamento deve ser aproximadamente um ano, com aplicaçäo a cada recorrência, três vezes ao dia. Resultados significativos quanto a, reduçäo do número, freqüência e tempo de duraçäo das lesöes tem sido observados com a utilização deste.
Quando avaliamos o paciente como um "todo", näo mais como "partes", a ulceraçäo aftosa recorrente nos mostra, um estado de desarmonia no indivíduo, cujo órgäo de choque é a mucosa bucal. Com isso podemos afirmar que o diagnóstico e o acompanhamento profissional é uma atitude responsável e essencial.