terça-feira, 30 de junho de 2009

Quando nascem os dentes de leite?



A formação dos dentes se inicia no segundo mês de vida intra-uterina( de gestação).

Não são dentes ainda, são formações especiais, resultantes de uma proliferação de células epiteliais, na espessura das formações que darão origem aos ossos maxilares.

Essas formações equivalem a sementes, que darão origem aos futuros dentes-de- leite (dentição decídua).

Estas sementes se desenvolverão pouco a pouco, aumentado de volume e concentrando sais minerais e substancias que as tornarão duras. Antes dos primeiros dentes despontarem na gengiva do bebê, já se desenvolvem na base dos dentes de leite, as estruturas que darão origem à futura dentição permanente.
Os primeiros dentes devem nascer em torno do sexto mês de vida (atrasos até 3 meses são considerados normais) e são os 2 incisivos centrais inferiores (os dentes da frente, na parte inferior da boca do bebê), que surgem simultaneamente (ou quase). Depois nascerão os incisivos centrais superiores, seguidos pelo surgimento dos incisivos laterais, os pré-molares, os caninos, e os molares. Todos com intervalos de alguns meses, entre o surgimento do primeiro par, e do par seguinte.

Até os 30 meses a criança já deverá possuir os vinte dentes de leite que compõe a primeira dentição. (Após o primeiro anos de vida, se a dentição não tiver iniciado, deve-se procurar a ajuda de um especialista).
Para aflorar, o dente- de- leite deve abrir caminho através da delicada mucosa da gengiva, que recobre os ossos maxilares no interior da boca. Esse leve traumatismo, incomoda o bebê, sobretudo se o processo é demorado. Sinais como salivação abundante, mãos na boca, morder ou apertar as gengivas antecedem o nascimento dos dentinhos. Os sinais se acentuam no dia da erupção do dente e as vezes são acompanhados de distúrbios generalizados. As gengivas ficam avermelhadas e, no ponto em que o dente começa a nascer, aparece um pontinho branco, circundado por uma pequena inflamação. A criança pode se tornar inquieta, dormir com dificuldade, rejeitar alimentos, chorar com maior freqüência, e em alguns casos a temperatura pode subir entre 38c e 38,5c ( Mas a dentição não causa febre superior a de 38,5c. Se a criança apresentar febre acima desta temperatura, poderá estar desenvolvendo alguma doença). Distúrbios intestinais também podem ocorrer. Os sinais desaparecem completamente após o nascimento do dente.
Os dentes-de-leite são extremamente importantes. Desempenham as mesmas funções que os dentes de um adulto e proporcionam as arcadas dentárias a conformação quase definitiva, onde se apoiarão os dentes permanentes. A prevenção das cáries é fundamental, para não prejudicar à mastigação e conseqüentemente a digestão, dois processos importantíssimos no período de crescimento, além de influir na harmonia da face. A higiene dos dentes deve ser feita deste o nascimento do bebê.

34 comentários:

  1. Meu filho tem 28 meses e eu percebi que o segundo molar está erupcionando, coincidência ou não, ele vem apresentando febre há uma semana, sem qualquer outra causa aparente e salivando bastante. Já houve relatos de um período de febre tão longo associado à erupção de dente de leite?
    Luciana Barreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral esses períodos de erupção dos dentes , acontecem junto da descoberta da criança do mundo que a cerca ,por isso ela tende a levar à boca os objetos que ela toca , que em geral não estão limpos. Mas com a duração de uma semana de febre eu sugiro à consulta ao pediatra pois pode ter outro quadro associado.

      Excluir
    2. A criança está descobrindo o mundo e para ela colocar objetos na boca é uma forma de sentir , sabor ,textura.Só que os objetos (brinquedos ou outros quaisquer) estão contaminados o que pode levar e criança a ter uma infecção intestinal.

      Excluir
  2. olá! estou muito preocupada pois meu filho o lucas tem 1 ano e 3 meses e ainda não possui nenhum dente nem tem sinais nenhum.a pediatra me ecaminhou para uma ondontopediatria...e gostaria de saber quais serão os procedimentos e se tem algum tratamento se ele iram nascer? em ambas famílias dos pais ñ tiveram nenhum caso desses.

    ResponderExcluir
  3. Raiane
    Com relação ao seu filho , omelhor seria consultar a Odontopediatra que sua médica indicou junto com ela tentar investigar se está tudo normal .Pois com o exame clinico ela poderá avaliar melhor , se existe ou não sinal de que o dente está proximo de nascer,ou se há necessidade de uma investigação mais profunda.( A idade certa para nascer os dentes ,é baseada em media de idades de muitas crianças então é claro que pode sofrer variações.) Espero que dê tudo certo!

    ResponderExcluir
  4. Luciana Barreto
    Quando um dente está nascendo aumenta o fluxo de sangue para aquele local e isso pode gerar alguns incomodos , mais acentuados para alguns que para outros . Aliado a isso a criança quer aliviar o incomodo e então busca quaisquer objetos (aí vale limpos ou não...) então se contamina e agrava o quadro de desconforto. E como fechar a boca é desconfortavel , fica com ela mais aberta oque aumenta aprodução de saliva . Cada ser humano reage de uma forma diferente à um desconforto .Então algumas crianças passam pela fase de erupção dos dentinhos , sem sentir nada , enquanto outros tem febre , diarreia , não se alimentam . Passar tantos dias assim pode levar a uma baixa da imunidade e abrir a porta de entrada para infecções oportunistas ,por isso sugiro que leve ao odontopediatra para uma melhor avaliação , que o exame irá constatar que é apenas o dentinho nascendo ou não. E em seguida ao medico pediatra para que ele a auxilie , e elimine suspeitas de outra doença que possa estar disfarçada por causa dos dentinhos . Mas fique tranquila , afinal o dentinho logo estará rompendo e este mal estar vai passar .Enquanto isso ofereça a ele , objetos bem macios limpinhos e frios levemente gelagos para brincar e morder pois isso diminirá o fluxo de sangue local e reduzirá o desconforto.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu bebê tem 5 meses e está constantemente levando tudo o que consegue à boca, fica muito bravo e irritado se o mordedor sai da posição que ele quer. Hoje estava com febre de 38.3º, creio que possa ser um dentinho nascendo, mas existe como saber isto, se não houver como saber se é realmente o dente, quantos dias pode levar até o rompimento da gengiva. Ele se alimenta exclusivamente de leite materno, é super saudável e nunca havia tido febre antes, fiquei bem preocupada. Agradeço se puder esclarecer minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho tem 5 meses o dente dele que está querendo nascer são os dois caninos superiores e normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , pois existe uma sequencia favoravel que seriam os incisivos depois os molarzinhos e por ultimo os caninos , mas em biologia a regra existe para ser quebrada , então essa ordem pode ser alterada sem nenhum prejuizo.

      Excluir
  7. Olá Drª! Gostaria de saber se é normal, quando os dentinhos começam a nascer, aparecer tipo ima inflamação na gengiva, com pus no local na parte onde o dente aponta e vermelhidão na parte superior da gengiva? Tenho uma filha de 1 ano, mas ela é prematura nasceu de 28semanas, já a levei em uma dentista pediatra, ela examinou e disse que é normal , mas estou preocupada, outros dentistas dissem que nunca viram, e ás vezes sangra no local... Por favor me ajude! Procurei na internet sobre o assunto mais também não encontrei nada!!!! OBRIGADO Naiara

    ResponderExcluir
  8. A que se deve um criança ter 21 dentes ao invés dos 2o tradicionais?

    ResponderExcluir
  9. olá Dra meu filho tem sete anos e quando vai nascer um dente permanete aparece uma bola de pus em cima do dente que fica ao lado do que fica mole, e o dente de leite nunca fica mole ao ponto de cair ou arrancarmos em casa tenho que leva-la ao dentista para arrancar o de leite, ele arrancou 03 dentes de leite mas só nasceu 02 permanete no lugar...

    ResponderExcluir
  10. dra. eu gostaria de saber se e normal , amis eu acho que nao. mais minha filha nasceu fais 8 dias , e ja aparecu dois dentes. isso e noemal.

    ResponderExcluir
  11. tem gente que fala que gostuma aparecer umas feridas pelo corpo do bebe qiando os prineiros dentes estao nascendo eu ceria saber se isto e verdade? o meu filo esta com 5 meses. a e se tem algun tipo de pomada para aliviar a dor que eles sentem. dayane mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas feridas podem ser mera coincidência , quanto ao medicamento o melhor é seu odontopediatra examinar e caso julgue necessário ele receite , mas sugiro o uso de brinquedos que possam ser levados à boca, que fiquem em um recipiente na geladeira , com água filtrada , podendo ser oferecido ao bebê para coloca-lo na boca, uma vez que o gelo funciona como ótimo anestésico.

      Excluir
  12. Olá Dra, minha filhinha esta com 1 ano e 5 meses, e esta nascendo os pré-molares superiores, mas ela esta ringindo os dentes da frente com muita frequencia e esta começando a machucar, e percebi que quando ela faz isso e chora a gengiva do dente que esta nascendo começa a sangrar, oque será que esta acontecendo? oque posso fazer para amenizar a dor dela?

    ResponderExcluir
  13. Oi Dotora!Meu nome é Eliana tenho um filho de 20 meses,os dentes dele ja nasceram quase todos,porém ele tem muita febre e diarreia gostaria de saber q o leite causa a diarreia?Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  14. OI, MINHA BEBE TEM 1 ANO E SEIS MESES E JAH POSSUI 10 DETINHOS, SENDO QUE OS ULTIMOS FORAM OS PRE-MOLARES. PERCEBI Q EM UM DELES ESTÁ CONSTANTEMENTE COM SANGUE. O QUE PODE SER? SEMPRE ESCOVO OS DENTINHOS DELA COM AGUA.

    ResponderExcluir
  15. é possivel nascer os caninos nascer primeiro?
    acho que minha filha de 7 meses esta nascendo e esta muito enjoada?

    ResponderExcluir
  16. Olá Dra bom dia, meu nome é Emanuele
    Meu filho tem 11 meses os dentinhos superiores cimeçaram a nascer agora e parece q estão nascendo sobrea gengiva isso é normal???
    Ele está muito irritado a gengiva bem inflamada.
    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  17. Ola Dr. Eliane minha neta tem um ano e sete meses so apareceram 4 dentes em sua boca 2 em cima e dois em baixo estou preocupada pois ate agora nao ha simais de outros dentinhos isto e normal? existe a possibilidade dela nao ter o restante dos dentes? ME CHAMO Sueli obrigada

    ResponderExcluir
  18. OI MEU NOME É MICHELLE TENHO UMA FILHA DE 9 MESES E MEIO,ELA ESTA MUITO NERVOSA GENGIVA INCHADA E ACREDITO QUE É A DENTIÇAO, MAS A MINHA DUVIDA É A SEGUINTE HJ FUI OLHAR O DENTINHO DELA E REPAREI QUE MINAVA UMA PEQENA QUANTIDADE DE SANGUE DA GENGIVA MUITO POUCO MESMO QUERIA SABER SE É NORMAL SE JA INDICIO DE NASCIMENTO DOS DENTES, OBG..

    ResponderExcluir
  19. Olá dr. Eliane,meu nome é Juliana,peço a sra. q me ajude,estou desesperada.Meu filho tem um ano e dois meses e até agora não nasceu nem um dentinho.O que eu devo fazer para ajudá-lo?Por favor,me ajude,estou muito preocupada.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Juliana

    ResponderExcluir
  20. OLA MINHA FILHA TEM 10 MESES, SO NASCEU UM DENTE INFERIOR, GOSTARIA DE SABER SE ESTA DENTRO DA NORMALIDADE?

    ResponderExcluir
  21. ola minha filha tem 5 anos e tem que fazer um canal no dente mas a dentista dela falou que o canal e muito complicado na idade dela por não ficar queta então ela surgeriu para fazer uma extração desse dente o que me aconselha?pois se extrair o problema sera solucionado?obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Olá Drª, meu filho perdeu um dos dentinhos da frente(os de cima)faltando 4 dias para completar 3 anos e 5 meses. O que devo fazer ? Já que o dentista que consultei me disse que não é possível fazer um reimplante, oq ue pode ser feito? É possível fazer um de resina, pela pouca idade dele? Pois tenho medo, já que o dentista me disse que ele só irá nascer com 6 ou 7 anos, e temo que isso afete a dentição , podendo nascer tortos e que os dentes de trás fechem o espaço. ME RESPONDA URGENTE POR FAVOR.
    ATT. Janaína..

    ResponderExcluir
  23. zilá maria( zmcs_ferreira@hotmail.com15 de setembro de 2011 às 09:52

    Bom dia doutora, a minha filhinha tem 2 meses, e eu percebi que atraz da gengiva dela na parte inferior, está nascendo um pontinho branco e parece um dentinho. quando eu passo o dedo eu sinto que tem algo, a pediatra dela pediu pra eu ir ir a um ortopedista e pedir um raio x da face, não só por causa disso mas tbm por uma saliencia que ela esta apresentando no lado esquerdo do rosto. ai aproveito e peço a ele ( ortopedista que inclua tbm a parte da arcarea dentaria, pra ver se realmente é dente. dra. pode um dentinho nascer por traz da gengiva? e o que fazer? e numa bebe de 2 meses? desde já agradeço sua atenção e aguardo uma resposta sua. abraços

    ResponderExcluir
  24. Drª.Boa noite!!!!!!!
    Minha filha tem 1 ano e 1 mês, tem 8 dentinhos na frente e agora esta nascendo 4 dente 2 em cima e 2 em baixo(premolares), ela esta tendo febre há 4 dias de 38º a 39º, isso é normal estou muito preoculpada.
    Me responda.
    rosi_pibara@yahoo.com.br
    Muito obrigado!!!
    boa noite!!!!!

    ResponderExcluir
  25. ola aqui e a Elaine queria sabe se existe a possibilidade do meu bebe ter dentes mais tarde porque ele ja vai faze 8 meses e nem sinal do dentinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine , a idade de 06 meses é usada para a média,mas varia de criança para criança entre 4 meses a 1ano 2 meses é considerado muito noemal.Fora deste periodo é melhor consultar um odontopediatra.

      Excluir
  26. ola aqui e a Elaine queria sabe se existe a possibilidade do meu bebe ter dentes mais tarde porque ele ja vai faze 8 meses e nem sinal do dentinho

    ResponderExcluir
  27. ola aqui e a Elaine queria sabe se existe a possibilidade do meu bebe ter dentes mais tarde porque ele ja vai faze 8 meses e nem sinal do dentinho

    ResponderExcluir
  28. Dra Eliane, preciso de um esclarecimento. quando o meu filho tinha 6 meses nasceram os dois primeiros dentes, no entanto, sem motivo aparente os dentes desapareceram. ele agora esta a uma semana de fazer 9 meses e nao ha sinais de dentes. qual é a explicação para o desaparecimento dos dentes. nota: aos 6 meses mudamo nos de portugal para inglaterra, os dentes regrediram apos estarmos em inglaterra. tera a mudança de clima ter influenciado? obrigada

    ResponderExcluir
  29. ola Dra, os 2 primeiros dentes do meu filho nasceram aos 6 meses como o normal, o estranho é que algum tempo depois desapareceram sem motivo aparente, isto porque ele não teve nenhum problema de saúde. agora esta a uma semana de fazer 9 meses e nenhum sinal de dentes. nota: emigramos de portugal para Inglaterra na época que surgiram os primeiros dentes. terá a mudança de clima influenciado? é de salientar que quando nos mudamos, nos primeiros tempo ele teve uma pequena gripe que consistiu em tosse com expectoração, febre e muitas ramelas nos olhos, situação que não se tinha passado ainda em portugal.

    ResponderExcluir